Anísio Teixeira



          
ANÍSIO TEIXEIRA

Foto: ITA (Instituto Anísio Teixeira)
BIOGRAFIA

Anísio Spínola Teixeira nasceu em 12 de julho de 1900 em Caetité (BA).Numa família de fazendeiros, estudou em colégios de jesuítas na Bahia e cursou direito no Rio de Janeiro. Diplomou-se em 1922 e em 1924 já era inspetor-geral do Ensino na Bahia. Viajou para a  Europa em 1925 e para os estados Unidos em 1927 e 1929,onde pode  observar os sistemas de ensino. De volta ao Brasil, foi nomeado  secretário da educação do Rio de Janeiro, onde criou entre 1931 e 1935 uma rede municipal de ensino que ia da escola primária à universidade(criação da universidade do Rio de Janeiro e a do Distrito Federal). Perseguido pela ditadura Vargas, demitiu-se do cargo em 1936 e regressou à Bahia – onde assumiu a secretaria da Educação e saúde em 1947.  Com a instauração do governo militar em 1964 foi aposentado, compulsoriamente deixando o instituto- que hoje leva seu nome - e tornando-se professor itinerante em Universidades Americanas. De volta ao Brasil em 1966, integrou o Conselho Estadual de Educação (CEE) e tornou-se Consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para assuntos educacionais; recebeu em 1970, o título de Professor Emérito da Universidade do Rio de Janeiro. Anísio foi um dos idealizadores da universidade de Brasília, fundada em 1961,tornando-se reitor da mesma em 1963.Em fins dos anos 50 ,participou dos debates para a implantação da lei nacional de diretrizes e bases.
  Participou da reforma do ensino secundário no País, fundou o Instituto de Educação - RJ, foi Conselheiro de Educação Superior da UNESCO, e criou os conselhos municipais de educação, na secretaria  da educação- Ba ,criou as Escolas-Parque de tempo integral e repercussão internacional; como  Secretário Geral da CAPES (campanha de aperfeiçoamento do pessoal do ensino superior), impulsionou os cursos de pós-graduação; teve  posição privilegiada  de  Diretor Geral do INEP (1946/1952). À frente do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) teve como principal objetivo a melhoria da educação pública; criou o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais; foi membro do Conselho Federal de Educação e Cultura (MEC).
 Faleceu em 11/03/71 , em circunstância considerada  misteriosa. Seu corpo foi encontrado num elevador na Avenida Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Apesar do laudo de morte acidental, há suspeitas de que tenha sido vítima das forças de repressão do governo do General Emílio Garrastazu Médici.

Anísio Teixeira foi um dos idealizadores do movimento Escola Nova nos anos 30 
Manifesto dos pioneiros da educação nova


Na década de 20  o mundo passava  por   crescente  industrialização e  urbanização, o Brasil também estava inserido nesse processo e  com a  necessidade de preparar o país para o desenvolvimento, surgiu   um grupo de intelectuais brasileiros, que se  interessaram pela educação por considera-la  elemento central para remodelar o país e combater as desigualdades socias . Esse movimento chamado de Escola Nova  ganhou força nos anos 1930, principalmente após a divulgação, em 1932, do Manifesto da Escola Nova. A escola integral e única proposta pelo manifesto era definida em oposição à escola existente, chamada de tradicional,assim conceituava o manifesto  como: A escola ou educação nova.
 O documento pregava a universalização da escola pública, laica e gratuita. Foi redigido  e assinado por nomes de vanguardas dentre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo (1894-1974) Lourenço Filho (1897-1970) Cecília Meireles (1901-1964).Ao ser lançado, o documento  tornou-se o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país, pois  constatava  a desorganização do aparelho escolar  propondo  que o Estado organizasse um plano geral de educação . Esse movimento  foi alvo da crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela época  era forte concorrente do Estado, na expectativa de educar a população e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada.
 A atuação desses pioneiros se estendeu por décadas, e mesmo com as criticas recebidas eles ampliaram sua atuação e influenciaram uma nova geração de educadores como Darcy Ribeiro (1922-1997) e Florestan Fernandes (1920-1995). 

O inventor da escola pública brasileira e o projeto de educação integral


  Ele foi o principal articulador da Escola Nova, que deixou profundas marcas em nossa educação, a partir da década de 30. Toda a sua obra se baseia na idéia de que a democracia depende do acesso de todos ao ensino. "Só existirá uma democracia no Brasil no dia em que se montar aqui a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública". 
Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Como teórico da educação, Anísio não se preocupava em defender apenas suas idéias. Muitas delas eram inspiradas na filosofia de John Dewey (1852-1952), de quem foi aluno ao fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos.
Dewey considerava a educação uma constante reconstrução da experiência. Foi esse pragmatismo, que impulsionou Anísio a se lançar para além do papel de gestor das reformas educacionais e atuar também como filósofo da educação. O pensamento de Anísioatual: intelectual, pelo incremento das ciências; industrial, pela tecnologia; e social, pela democracia. Essa concepção exige segundo Anísio, “uma educação em mudança permanente, em permanente reconstrução”.
Escola Parque - Uma experiência de Educação Integral

                                                                    
          A CRIAÇÃO DA ESCOLA PARQUE



 Em 1932, Anísio Teixeira foi um dos signatários de um dos documentos mais importantes da história da educação no Brasil, o "Manifesto dos Pioneiros". O Manifesto defendia uma educação pública, gratuita, mista, laica e obrigatória, possibilitando a concretização do direito biológico à educação.
Anísio Teixeira apostava na educação para benefício e desenvolvimento de todos os indivíduos, voltada para a democracia e a liberdade de oportunidades. Criou o sistema educacional "ESCOLA PARQUE" onde as escolas, além do currículo básico, propõem o acesso a aprendizagens sobre trabalho e à cultura ampla da humanidade, desenvolvendo o senso de responsabilidade, de ação prática e de criatividade.
 A primeira unidade da "ESCOLA PARQUE" de Anísio Teixeira foi instalada na Bahia, em Salvador, onde funciona até hoje com o nome de Centro Educacional Carneiro Ribeiro, reconhecida pela UNESCO como modelo educacional. Em 1957, Anísio Teixeira elaborou o plano de sistema escolar de Brasília, onde instalaram várias outras unidades da ESCOLA PARQUE, conhecidas como ESCOLA CLASSE.
 Em 1970, fundada a ESCOLA PARQUE, no Rio de Janeiro, reiterando os ideais de educar para a vida e para a democracia. Tem por objetivo formar pessoas que se importem com o mundo onde vivem e que saibam viver no mundo e no tempo a que pertencem.


Principais Obras de Anísio Teixeira


Bibliografia

Dentre as sua obras, destacam-se:

Aspectos americanos de educação.Salvador.Tip.De São Francisco,1928,166 p.
A educação e a crise brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1956, 355 p.
Educação é um direito. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996, 221 p.
Educação e o mundo moderno.2ªed.São Paulo:Cia.EditoraNacional,1977,245 p.
Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998, 187 p.
Educação no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional 1969, 385 p.
Educação não é privilégio. 5ª ed. Rio de Janeiro.- Editora UFRJ, 1994, 250 p.
Educação para a democracia: introdução à administração educacional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997, 263 p.
Educação progressiva: uma introdução à filosofia da educação. 2ª ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1934, 210 p.
Em marcha para a democracia: à margem dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, s.d., 195 p.
Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989, 186 p.
Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968, 150 p.
TEIXEIRA, Anísio e ROCHA E SILVA, Maurício. Diálogo sobre a lógica do conhecimento. São Paulo: Edart Editora, 116 p.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

   Anísio Teixeira foi um profeta do saber, da cultura e sobretudo da transformação social. Foi um dos homens mais cultos deste país, mas ao mesmo tempo o menos exibicionista . Toda a produção intelectual de Anísio Teixeira é motivada por seu desejo de transformação social. O que ele foi, acima de tudo, foi um educador voltado para a prática da educação e da administração. E por causa dessa prática, que demandava conhecimento teórico, é que fez os seus livros. Ele não foi um teórico que se fez prático. Ele foi um homem que essa dialética do fazer e do conhecer acompanhou permanentemente. Lembrem-se de que, num momento de ostracismo, a prática que ele desenvolveu foi a de um minerador, de um exportador, de um comerciante e de um tradutor de obras que ele achava relevantes.


MENSAGEM REFLEXIVA, DEIXADA POR ANÍSIO TEIXEIRA AOS EDUCADORES


"o mestre do amanhã, reunirá as funções de preceptor e de sacerdote. Ele será o sal da terra, capaz de ensinar-nos, a despeito da complexidade e confusão modernas, a arte de vida pessoal em uma sociedade extremamente impessoal".


REFERÊNCIAS: